domingo, 10 de janeiro de 2010

Preciso conhecer esta pousada






http://www.ojornal-al.com.br/

Bem-estar em Maragogi

A nova opção do litoral norte é o espaço de
convivência para a prática de ioga e relaxamento


Waldson Costa
Repórter

MARAGOGI - Promover o equilíbrio entre o corpo e a mente em um espaço de convivência, harmonia e respeito, onde é possível praticar ioga, meditação e conhecer um pouco mais da nutrição ayurvedica (vegetariana). Esta é a proposta do Ecohar Yoga Ashram, que fica à beira-mar de Maragogi e que utiliza os cenários das belezas naturais do litoral norte para proporcionar bem-estar.

Recém-instalado no segundo pólo turístico do Estado, o Ecohar – que funciona como retiro espiritual e SPA – oferece, nos finais de semanas e feriados, pacotes com acomodações, aulas de ioga e de meditação, palestras, refeições vegetarianas e outras atividades adequadas para relaxar, rejuvenescer e restabelecer o corpo e a mente em busca de saúde e paz interior.

Idealizado por Izabel Sehbe, adepta do ioga Swami Vishnu –devananda – que segue os princípios asanas (posturas de ioga), pranayamas (exercícios de respiração), savasana (relaxamento e técnicas antiestress), nutrição ayurvedica (alimentação vegetariana) e meditação com o “silenciar” da mente –, o Ecoar Ashram propõe uma programação diversificada, que pode ser seguida por praticantes iniciantes e avançados de ioga.

“As nossas atividades são bem flexíveis e, assim como a ioga, indicadas para pessoas de todas as idades que buscam benefícios psicofísicos. Com os exercícios e técnicas repassados, os praticantes podem melhorar a circulação sanguínea, a pressão arterial, a flexibilidade, o tônus muscular, a irrigação do cérebro, a concentração, entre outros fatores que levam ao bem-estar”, diz Sehbe, especialista com formação internacional de ioga e nutrição ayurvedica adquirida na Índia e na França. As atividades têm como cenário as belas praias de Maragogi e Japaratinga, além de ambientes naturais, que, por si só, proporcionam harmonia e bem-estar.

AUTOCONHECIMENTO - De férias em Alagoas, a pedagoga carioca Mardertte Mello, que, em 2008, foi submetida a tratamentos para combater um câncer na mama, recorreu ao Ecohar em busca de restabelecer o equilíbrio emocional – abalado após a doença. “A única certeza que tinha era que viajaria para o Nordeste. Queria uma praia para relaxar e descansar de tudo o que vivi. Ao procurar na Internet, encontrei Maragogi, um lugar que possui belezas naturais perfeitas, então, achei o Ecohar e, mesmo sabendo que não se tratava de um hotel ou pousada, gostei da proposta e decidi conhecer. Para mim, foi uma experiência nova, que valeu a pena, tanto que estou levando daqui uma bagagem de autoconhecimento incalculável e olha que, para muitas coisas, sempre fui exigente e cética”, descreve – feliz pelas mudanças de hábito – a carioca, que passou 23 dias no SPA/retiro.

Alimentação saudável - Ao seguir as propostas dos ashram indianos – locais onde pessoas se reúnem para praticar ioga e trocar experiências que levem ao equilíbrio do corpo e da mente –, no Ecohar, além das aulas de técnicas de ioga, respiração e meditação, realizadas à beira-mar, a cozinha é um ambiente para o convívio e o aprendizado. É nela que os yoguis participam de aulas de culinária e aprendem a importância de como preparar alimentos saudáveis, que fazem bem ao corpo e à alma.

O arroz amarelo indiano temperado com kercuná (tempero da família do gengibre), o shutney (abacaxi com pimenta), a sopa de lentilha indiana (temperada com canela e gengibre), o subji de legumes (refogado com temperos indianos), o mix de sementes ( cuminho, mostarda, coentro, gergelim, girassol, linhaça, castanha, soja e gengibre), o molho tayine e o uso do limão são alguns dos alimentos que os alunos aprendem a preparar em busca de uma alimentação saudável.

“Toda alimentação tem um sentido. Nada na nutrição ayurvedica é feito de forma aleatória. Isso as pessoas podem aprender aqui e levar para o cotidiano delas para contribuir com a saúde e o bem-estar”, diz Isabel Sehbe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário